Volume de soja certificada pelo Programa 3S, da Cargill, cresce 17% em um ano

253 fazendas participantes do programa são bonificadas pela soja sustentável.

Julho 2, 2024 - 12:32
Julho 2, 2024 - 12:41
Volume de soja certificada pelo Programa 3S, da Cargill, cresce 17% em um ano

SÃO PAULO / BRASIL (02 de julho de 2024) – O volume de soja recebida pela Cargill e certificada pelo Programa 3S aumentou 17% na safra 2022/2023, quando comparado com o período anterior. De um total de 300 inscritas, 253 fazendas que participaram do programa ao longo da safra recebem um prêmio pela soja sustentável comercializada. Quando somadas, as áreas agrícolas ultrapassam 737 mil hectares distribuídos em oito estados brasileiros Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará e Paraná.

O 3S, criado em 2010 pela Cargill, é um programa de melhoramento contínuo focado na sustentabilidade das fazendas que apoia o produtor na evolução dos indicadores sociais, ambientais e produtivos. A iniciativa, uma das pioneiras no quesito livre de desmatamento, incentiva práticas de agricultura sustentável, com verificação e cálculo de emissão de gases de efeito estufa.

O crescimento do volume certificado é resultado do empenho cada vez maior do produtor e das atividades que a Cargill tem desenvolvido para apoiar uma cadeia produtiva cada vez mais sustentável. O prêmio pago pelo 3S é um reconhecimento a esse trabalho do produtor rural e um estímulo para a implantação de melhores práticas agrícolas. A partir de visitas regulares e assistência técnica, o Programa 3S verifica cinco principais pontos: uso sustentável do solo, Boas Práticas Agrícolas (BPAs), relações com a comunidade e Direitos Humanos, melhoramento contínuo e emissão de gases de efeito estufa.

Com resultados que atendem diversas demandas dos clientes na ponta da cadeia de valor, como zero-desmatamento desde 2008 inclusive no Cerrado, o 3S garante rastreabilidade "back to farm", no qual o fluxo físico da soja precisa ter acontecido de ponta a ponta, desde o primeiro ponto de coleta até o seu destino. Além disso, a iniciativa conta com o diferencial de ser auditada por uma terceira parte, o que garante que os volumes recebidos sejam provenientes de áreas de livre de desmatamento. Este tipo de rastreabilidade preenche os requisitos da regulamentação de zero-desmatamento da União Europeia (EUDR).

O 3S é reconhecido pela The European Compound Feed Manufacturers' Federation (FEFAC), entidade que representa associações nacionais em 24 estados-membro da União Europeia. O programa tem também a equivalência prata no benchmark Triple S at the Silver Level for SAI Platform's Farm Sustainability Assessment (FSA) 3.0, sendo o primeiro no setor de soja na América do Sul a conquistar o marco. "Com o 3S reforçamos nosso compromisso de contribuir com uma cadeia produtiva mais sustentável. Estimular e reconhecer o produtor certificado, que cumpre sua parte de responsabilidade, é fundamental para o fortalecer práticas sustentáveis e de baixo carbono na cadeia da soja brasileira", destaca Letícia Kawanami, diretora de Sustentabilidade da Cargill na América do Sul.

Além do 3S, a Cargill está investindo em um projeto conduzido pela Embrapa para criação de um protocolo de baixo carbono validado internacionalmente. Seguindo um modelo possível de ser verificado, mensurado e reportado, o objetivo é comprovar que a soja tem menor pegada de carbono. Esse protocolo pode, futuramente, ser submetido aos produtores participantes do 3S, pois vai ao encontro dos compromissos da Cargill de redução da pegada de carbono na cadeia de suprimentos.



Sobre a Cargill

A Cargill é uma empresa comprometida com o fornecimento de alimentos, ingredientes, soluções agrícolas e produtos industriais para nutrir o mundo de forma segura, responsável e sustentável. Situados no centro da cadeia de suprimentos, fazemos parcerias com produtores rurais e clientes para obter, fabricar e entregar produtos que são vitais para a vida. Os 160.000 membros da nossa equipe, incluindo os 13 mil colaboradores do Brasil, inovam com propósito, fornecendo aos clientes o essencial para que as empresas possam crescer, para que as comunidades prosperem e os consumidores vivam bem. Como uma empresa familiar com 159 anos de experiência, olhamos para o futuro e permanecemos fiéis aos nossos valores. Colocamos as pessoas em primeiro lugar. Superamos as metas. Nós fazemos a coisa certa – hoje e para as próximas gerações.

-x-

Fonte:

Cargill / Ketchum
Felipe Fonseca
Ana Caroline Carvalho